entrevista de emprego

Entrevista de emprego: dicas e conselhos para se preparar

A entrevista de emprego é um momento vital para garantir um emprego ou, no caso do empregador, para decidir se a pessoas entrevistada é a certa para a função que procura.

Fazer um bom currículo é o primeiro passo para chamar a atenção do empregador. Apenas se conseguir diferenciar-se entre as restantes ofertas de trabalho é que conseguirá ser chamado para uma entrevista.

O curriculum vitae é o seu cartão de visita. É através do currículo que se pode dar a conhecer e ganhar uma oportunidade no mercado de trabalho. Com as empresas a serem bombardeadas diariamente com ofertas de trabalho, deixamos-lhe algumas dicas e conselhos para se destacar numa entrevista de emprego.

Cinco conselhos para a entrevista de emprego

Conhecimento – Saiba o que esperam de si

Quando é chamado para uma entrevista de emprego tem de estar preparado para testes e para responder a perguntas que lhe vão ser colocadas.

“É relevante a pesquisa que o candidato pode fazer antecipadamente para conhecer melhor tanto a empresa, como as exigências e âmbito de actuação da função para a qual direcciona a sua candidatura”. Antes da entrevista deve explorar “os seus pontos fortes e necessidades de desenvolvimento”.

Honestidade – Importante ser verdadeiro

Seja o mais honesto possível. O candidato a um posto de trabalho deve ser o “mais verdadeiro e genuíno possível”. “Na entrevista, importa estabelecer um clima de empatia, de modo a que o candidato se sinta mais à vontade para, de forma transparente, objectiva e focada, dar a conhecer o seu percurso académico, profissional e seja capaz de evidenciar as competências desenvolvidas nos diversos contextos”.

Experiência – Destaque o o seu percurso

No caso dos trabalhadores com experiência profissional, é importante referir o percurso profissional e descrever tarefas anteriores. “Deve realçar toda a experiência que possa ser uma mais-valia para o cargo que está a candidatar-se”. “É desejável que o candidato seja capaz de mostrar que as competências reais dão resposta ao que a empresa procura”.

Dinamismo – Mostre a sua criatividade

Mais do que as suas competências e habilitações literárias, actualmente as empresas também dão valor as chamadas “soft skills”. “Procuramos candidatos ambiciosos, criativos, empreende-dores, intelectualmente curiosos, com dinamismo e orientados para a excelência”.

A empresa dá ainda especial valor à capacidade de liderança e ao espírito de equipa. A disponibilidade para a mobilidade geográfica também é valorizada.

Erros – Saiba o que não deve fazer

Chegar a uma entrevista de emprego não é sinónimo de ter conseguido o trabalho. Por isso, esta é a oportunidade para o trabalhador mostrar que é capaz e a pessoa certa para ocupar esse lugar. Uma atitude arrogante ou falta de interesse são comportamentos proibidos. “Não ir preparado para a entrevista, com informação sobre o empregador e a função à que se candidata”.

Surpresa – Espere o inesperado

Não se surpreenda se o entrevistador lhe fizer alguma pergunta surpresa, pois geralmente é um bom reflexo da sua personalidade e da sua capacidade de pensar. Encare a situação como um desafio e pense sobre as coisas de forma metódica e confiante.
Demore o seu tempo a responder a perguntas inesperadas. Se necessário, repita a pergunta ao entrevistador para ter a certeza de que compreendeu, ganhando também tempo para formular a sua resposta.

Veja também Carta de apresentação: como fazer e exemplos prontos a usar

Empregos e estágios perto de si [Ver ofertas]

Sobre E2

O E2 Emprego e Estágios é um dos maiores portais de emprego em Portugal. Agrupamos e partilhamos as várias ofertas de emprego e estágios disponibilizadas por várias empresas em Portugal e no estrangeiro nas mais diversas áreas.

Veja também

Casas de toras de campo: como fazer a instalação?

Sem surpresas, a ideia de construir uma casa de campo ganha vida quando o calor …