Tem uma Entrevista de Emprego? Saiba como se preparar para ter sucesso

Do ponto de vista da empresa, o objectivo principal da entrevista de emprego é um encontro cara a cara que permita medir e avaliar a idoneidade da tua candidatura para um determinado posto/lugar.

Trata-se de averiguar se tens as aptidões e experiências necessárias para aceder a uma contribuição significativa e proveitosa para a empresa. Um segundo propósito é comprovar se podes encaixar na empresa, segundo o teu estilo pessoal, temperamento e capacidades sociais.

A entrevista é o ponto culminante do processo de selecção. Através da entrevista, a empresa obtém informações que lhe permitem comparar os teus pontos fortes e fracos com os de outros candidatos. Do teu ponto de vista, o objectivo da entrevista é obter uma oferta de emprego, e demonstrar que o melhor candidato és tu. Além disso, a entrevista pode servir-te para conheceres a tua compatibilidade com o potencial empregador e a sua empresa.

O contexto da entrevista é diferente quando esta se produz após uma resposta a um anúncio ou após o envio de uma candidatura espontânea.

No primeiro caso, a relação que se estabelece com o seleccionador é similar à que coloca uma entidade em competição com outras num concurso público de ofertas. Quando entras no gabinete do entrevistador, já conheces a necessidade da empresa e a entrevista estará marcada por uma forte pressão, já que o objectivo do entrevistador será avaliar a tua candidatura em relação a um perfil ideal, e em relação ao perfil dos teus competidores. Deves mostrar que te ajustas perfeitamente às necessidades da empresa, mas também que o fazes melhor que os outros candidatos.

No segundo caso, ao entrevistador chamou-lhe a atenção a qualidade da tua candidatura e estará interessado em conhecer-te, sem ter uma ideia precisa do que lhe vais propor. A relação será mais marcada por um intercâmbio de informação.

Antes da entrevista

1. Conhece-te a ti mesmo

Aplicamos a máxima de Sócrates e estudamo-nos. Em primeiro lugar, analisa o teu currículo. Reflecte e extraí conclusões sobre a tua educação, a tua experiência profissional, as tuas capacidades e como as podes aplicar ao posto/lugar solicitado. Prepara uma série de argumentos breves e precisos para defender os teus pontos fracos.

Tens que ter consciência de três perguntas fundamentais, que te permitirão focar a entrevista e motivar-te para a mesma:

  • Quais são as minhas qualidades e vantagens para optar a esse emprego?
  • O que me levou a pedir o lugar de trabalho e o que posso dar à empresa?
  • Que factores me podem diferenciar do resto dos candidatos?

2. Informa-te sobre a empresa

De que tipo de empresa se trata? Quais são os seus negócios? A quem pertence? Quantos empregados tem? Que estrutura tem? Tem projectos de expansão? Qual é a sua política de pessoal? E a sua cultura (que valores transmite e fomenta entre os seus empregados)? Quantas mais perguntas destas possamos responder mais bem preparados iremos à entrevista e mais probabilidades teremos de ajustar as nossas respostas (verbais e não verbais), ao que o entrevistador quer ouvir.

Quanto às fontes para contestar, hoje em dia dispomos de uma grande ajuda: Internet. Rara é a empresa, por pequena seja, que não dispõe da sua própria página web. Mas não deveremos menosprezar as fontes “clássicas”, que resultam de grande utilidade: conhecidos que tenham trabalhado na empresa ou que ainda trabalhem, possíveis referências na imprensa, o registo comercial, etc.

Se for possível: Saber o nome da pessoa que vai entrevistar-te e conhecer o posto que ocupa na empresa.

3. Informa-te sobre o lugar

Que lugar se trata de cobrir? Quais serão as tuas principais funções? Que características pessoais deverá possuir a pessoa que desempenhará o trabalho? Com quem trabalhará?

Todas estas perguntas são as que nos ajudarão a adequar as nossas respostas às que o entrevistador quer ouvir. Não esqueçamos que o seleccionador não tem “poder”, trata-se de alguém que está no meio de uma petição concreta e de muitas ofertas que tratam de cobri-la, e a sua obrigação é encontrar o candidato (oferta) que melhor cubra o posto de trabalho que se trata de cobrir (petição).

Claro está que quase sempre não podemos dispor deste “perfil ideal de candidato ao posto”, pelo que será nossa tarefa deduzi-lo. Para isso contamos fundamentalmente com a informação que tenhamos conseguido alcançar em relação à empresa, e pelo anúncio pelo qual tivemos acesso à oferta de emprego. Resulta de grande importância ler detidamente este anúncio e tentar imaginar em quem estavam pensando quando o redigiram.

4. Imagem/Aparência

Tens que te sentir cómodo(a) com o teu aspecto físico e com a roupa que puseste. Escolhe o teu vestuário um dia antes, ajudar-te-á a ganhar tempo e a visualizar imprevistos com antecedência. Vestuário pouco formal ou formal, sempre adequado com a filosofia da empresa.

Nunca estreies roupa ou sapatos para ir a uma entrevista de trabalho. Não vás com óculos de sol, pelo menos que o responsável da selecção não te veja com eles postos. Arranja o teu cabelo no dia anterior, se possível vai ao cabeleireiro.

5. Se te avisam por escrito

O correcto é que contactes por telefone ou por e-mail para confirmar a tua presença. Se te atrasares por qualquer motivo, tens de contactar a empresa e justificar o atraso ou a não comparência com argumentos sólidos e justificáveis.

6. Pontualidade

Tentar ir à entrevista da parte da manhã, dá a impressão que é a entrevista mais importante do dia. Chega com 10 minutos de antecedência, desta forma terás tempo para ficar mais sereno(a), e causar boa impressão.

7. Também é importante que vás sozinho(a), sem apoio emocional de nenhum familiar ou amigo

Porque não te faz falta, estás seguro(a) das tuas possibilidades.

8. Não fumes nem mastigues pastilha elástica enquanto esperas pela entrevista

Fumar, além de que pode estar proibido, revela dependência, nervosismo e pouco controlo das tuas emoções.

9. Leva uma cópia do teu curriculum vitae

Se possível leva também copia de todos os diplomas e certificações relevantes ao lugar que solicitam.

10. Leva um caderno e caneta

Para anotar qualquer informação que seja útil. Além disso dá impressão de interesse e organização.

11. Ao entrares, espera que o entrevistador te estenda a mão e peça para te sentares

Deixa os teus pertences de lado, o importante é que não perturbem a conversação e invadam o espaço visual e físico do entrevistador.

Boa sorte!

Veja mais ofertas de emprego e estágios na página Oportunidades

Ofertas perto de si

Sobre Equipa E2

Veja também

loja online

Quais os primeiros passos para abrir a sua loja online e tornar-se independente?

Não é uma regra geral, mas a maioria de nós já deu por si a ...

error: