A eSPap, Entidade de Serviços Partilhados da Administração Pública, I. P., cuja criação foi concretizada através do Decreto-Lei n.º 117-A/2012, de 14 de junho, tem por missão assegurar o desenvolvimento e a prestação de serviços partilhados no âmbito da Administração Pública.
Para tal, recorre à adoção de soluções e modelos de operação comuns e mais eficientes, nomeadamente nas áreas de gestão de recursos humanos, financeiros, compras públicas, parque de veículos do Estado e TIC, cumprindo os objetivos de redução da despesa pública a que o País se encontra vinculado.
A eSPap, enquanto entidade de serviços partilhados para a Administração Pública, tem vindo a desenvolver diversos projetos transformacionais, nomeadamente: a Fatura-Eletrónica na AP, o Sistema Nacional de Compras Públicas, a plataforma de Gestão de Recursos Financeiros da AP, e a plataforma de Gestão de Recursos Humanos, os quais contribuem para tornar o ambiente de trabalho bastante dinâmico e desafiante.
A Entidade de Serviços Partilhados da Administração Pública tem como visão ser a opção de referência para a Administração Pública na utilização de recursos públicos comuns e na prestação de serviços partilhados.
Oferta – Consultor na área de Gestão de Serviços – Lisboa
As funções a desempenhar compreendem, entre outras, criar e manter atualizado um Sistema de Gestão de Serviço transversal à organização, alinhado com as melhores práticas internacionais, assegurar a gestão do portfolio de serviços da eSPap e do respetivo catálogo, definir metodologias, processos e métricas de gestão de serviço e operações (SLA e OLA) aplicáveis transversalmente à organização, disponibilizar artefactos e ferramentas para a gestão de serviço a serem usados pelas Unidades de Negócio e por aquelas que lhes prestam serviços de suporte, capacitar e acompanhar os Gestores de Serviço das Unidades de Negócio e outras, preparar e disponibilizar informação sobre os indicadores de nível de serviço e operação (SLA e OLA) e contribuir para a melhoria contínua, análise financeira e gestão de riscos dos serviços partilhados.
Requisitos
Obrigatórios
- Licenciatura ou grau académico superior, nas áreas de estudo de Informática, Engenharia Informática, Gestão de Informação ou afins Engenharia, Matemática ou Gestão, desde que tenha experiência e formação profissional na área de Gestão de Serviços (ITIL ou ISO 2000);
- Experiência profissional na área de Gestão de Serviços TI superior a 8 anos.
Preferenciais (valorizados)
- Certificação em gestão de serviços (framework ITIL ou ISO 2000);
- Experiência em funções SMO – Service Management Office;
- Experiência na Administração Pública;
- Experiência em Serviços Partilhados;
- Formação e experiência em Gestão de Continuidade de Negócio;
- Formação e experiência em Gestão de Projetos;
- Formação e experiência em Gestão de Equipas;
- Formação e experiência em Gestão de Contratos (de acordo com o CCP);
- Formação e experiência em apresentação de dados através de Power BI.