INE - Instituto Nacional de Estatística

INE está a recrutar para o Departamento de Recolha e Gestão de Dados

O INE – Instituto Nacional de Estatística, tem como missão produzir e divulgar informação estatística oficial de qualidade, promovendo a coordenação, o desenvolvimento e a divulgação da atividade estatística nacional.

A missão do INE é tanto mais exigente quanto sujeita a permanente evolução. Para se manter relevante, a informação estatística, enquanto retrato da realidade, tem de saber acompanhar as constantes mudanças a que essa realidade está sujeita, detetando novas necessidades, fazendo opções sobre o que, a cada momento, importa medir.

As operações estatísticas do Instituto são realizadas de acordo com padrões internacionalmente estabelecidos de forma a garantir a sua qualidade, sendo os seus resultados disponibilizados em simultâneo a toda a sociedade.

O Instituto Nacional de Estatística delega em outras entidades nacionais parte da atividade estatística do País, assumindo o objetivo de promover a coordenação dessa atividade e de facilitar o acesso universal a toda a informação produzida.

O INE como uma Autoridade Estatística independente e credível, que desenvolve processos estatísticos metodologicamente avançados, que recorre à inovação tecnológica, à ciência de dados, à integração de múltiplas fontes para fins estatísticos, no respeito pela confidencialidade dos cidadãos e entidades, e que devolve à sociedade estatísticas de valor para um melhor conhecimento, investigação e a tomada de decisão.

Oferta – Técnico Superior (4 vagas) – Lisboa, Porto, Coimbra, Évora ou Faro

O posto de trabalho caracteriza-se pelo exercício de funções da categoria de TSEE, designadamente participar nas atividades na área da Recolha, Análise e Integração de Dados, no domínio das competências do Departamento de Recolha e Gestão de Dados.

Tarefas

  • Participação na conceção e implementação de processos de compilação e recolha de informação dos inquéritos dirigidos a famílias, empresas e outras entidades;
  • Participação na estruturação e especificação de requisitos para a integração de dados nas áreas temáticas e ferramentas de apoio à produção estatística;
  • Análise, tratamento e avaliação da consistência das bases de dados;
  • Criação de algoritmos e rotinas para a validação e estruturação de dados;
  • Elaboração de relatórios e avaliação de resultados;
  • Participação no desenvolvimento metodológico, científico e tecnológico de medidas de modernização e eficiência do processo de produção estatística, bem como na intensificação da integração de informação administrativa;
  • Contacto e gestão dos respondentes aos Inquéritos do INE.

Requisitos

  • Os/As candidatos/as deverão ser detentores/as de licenciatura, ou superior, em Economia, Ciências empresariais, Gestão e administração, Enquadramento na organização/empresas, Ciências empresariais, Matemática e Estatística, Matemática, Estatística, Informática, Ciências Informáticas, Eletrónica e automação ou Engenharia e técnicas afins.

As funções poderão vir a ser desempenhadas nas instalações da Sede do INE em Lisboa, ou numa das suas Delegações (Porto, Coimbra, Évora ou Faro), de acordo com as necessidades da Unidade Orgânica e o interesse do/a candidato/a.

Candidaturas até 17 de janeiro.

Mais informações e candidaturas [AQUI]

Empregos e estágios perto de si

O E2 Emprego e Estágios não tem qualquer afilição com as empresas/entidades a que se referem as ofertas. As imagens/logótipos presentes nas ofertas são propriedade das mesmas.

Veja também

DGPM Direção-Geral de Política do Mar

Direção-Geral de Política do Mar está a recrutar na área de Secretariado

A Direção-Geral de Política do Mar, do Ministério da Economia, abreviadamente designada por DGPM, é …