O Instituto Hidrográfico (IH), órgão da Marinha Portuguesa, foi criado pelo Decreto-Lei n.º 43177, de 22 de Setembro de 1960.
O Instituto Hidrográfico funciona na direta dependência do Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada, sendo a competência relativa à definição das orientações estratégicas, bem como ao acompanhamento da sua execução, exercida pelo Ministro da Defesa Nacional em articulação com o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e com o Ministro do Mar. O IH é reconhecido como Laboratório do Estado, gozando de autonomia administrativa e financeira.
O IH tem por missão fundamental assegurar atividades relacionadas com as ciências e técnicas do mar, tendo em vista a sua aplicação na área militar, e contribuir para o desenvolvimento do País nas áreas científica e de defesa do ambiente marinho.
Tem como visão ser um centro de referência no conhecimento e na investigação do mar. Elementos de descodificação da visão:
- Segurança da navegação;
- Aplicação militar;
- Investigação aplicada;
- Multidisciplinaridade;
- Projeção nacional e internacional;
- Proteção do meio marinho;
- Desenvolvimento sustentável de Portugal;
- Centro agregador de informação e conhecimento.
O Diretor-geral do Instituto Hidrográfico é o órgão responsável pela gestão da atividade global do IH. Atualmente o cargo é desempenhado pelo Contra-almirante Carlos Ventura Soares.
Ofertas
- Anúncio n.º 183/2021 Procedimento concursal comum de recrutamento de um técnico superior para a Divisão de Recursos Humanos
- Anúncio Recrutamento por Mobilidade de um Técnico Superior para a Divisão de Oceanografia – Área de Marés