NFTs

NFTs: O que são e casos de uso

Os NFTs, Non Fungible Tokens, são um tipo especial de token criptográfico que representa algo único. Diferente das criptomoedas como o Bitcoin e de vários outros tokens utilitários, os NFTs não são mutuamente intercambiáveis.

Num nível muito alto, a maioria dos NFTs fazem parte da blockchain Ethereum. Ethereum é uma criptomoeda, como bitcoin ou dogecoin, mas a seu blockchain também suporta esses NFTs, que armazenam informações extras que os fazem funcionar de maneira diferente de, digamos, uma moeda ETH. É importante notar que outros blockchains podem implementar suas próprias versões de NFTs.

Os NFTs podem realmente ser qualquer coisa digital (como desenhos, música, itens de jogos de computador, etc…), mas muito da excitação atual está em usar a tecnologia para vender arte digital.

Para que são usados ​​os NFTs?

A tecnologia Blockchain e NFTs oferecem aos artistas e criadores de conteúdo uma oportunidade única de monetizar os seus produtos. Por exemplo, os artistas não precisam mais de depender de galerias ou casas de leilão para vender a sua arte. Em vez disso, o artista pode vendê-lo diretamente ao consumidor como um NFT, o que também permite que eles fiquem com uma parte maior dos lucros. Além disso, os artistas podem programar royalties para que recebam uma percentagem das vendas sempre que sua arte for vendida a um novo proprietário. Esta é uma característica atraente, pois os artistas geralmente não recebem lucros futuros após a primeira venda de sua arte.

Casos de uso

Os tokens não fungíveis são usados para criar escassez digital verificável, assim como propriedade digital e a possibilidade de interoperabilidade de ativos através de diversas plataformas. Os NFTs são usados em várias aplicações que requerem itens digitais exclusivos, como arte criptográfica, cripto-colecionáveis e jogos criptografados.

Arte

Uma das primeiras criptoartes que ganhou uma força significativa foram os “Rare Pepes”, eles funcionavam com um sistema blockchain que foi criado para manter a escassez digital verificável, tornando possível trocar, vender e comprar “Rare Pepes”.

A partir do modelo dos CryptoPunks, o DADA.art foi construído e lançou o primeiro marketplace para arte digital rara em outubro de 2017.

Jogos

O primeiro caso de uso de NFTs relacionados a jogos foram jogos de cartas cripto-colecionáveis. Projetos como Age of Chains e Rare Pepes têm usado o protocolo da plataforma Counterparty para emitir cartões de troca de blockchain como NFTs desde 2016.

Posteriormente, jogos populares de blockchain como o CryptoKitties usaram tokens não fungíveis na blockchain do Ethereum. Os NFTs são usados para representar ativos no jogo e são controlados pelo utilizador, ao invés do programador do jogo. Isso permite que os ativos sejam negociados em marketplaces terceiros sem a permissão do programador do jogo.

Desporto

No âmbito dos desportos, podemos mencionar a iniciativa mais famosa rentável, NBA Top Shot. Consiste numa plataforma de compra e vendas de NFT com uma parceira a Liga de Basquetebol Americana.

Dentro da plataforma, ocorrem dois tipos de comercialização: Vendas diretas da plataforma, as quais são oferecidas cartas especiais de jogadores e vídeos de pequena duração com momentos importantes, sejam atuais ou históricos. O segundo tipo de comercialização, são as vendas secundárias. Realizadas entre os próprios utilizadores, essas vendas revertem em 5% para a empresa Dapper Labs, criadora da plataforma.

Música

No mercado musical, o uso de NFTs está a crescer cada vez mais. Sendo uma boa alternativa para artistas de média dimensão conseguirem uma nova fonte de rendimento. Este é um mercado muito poderoso e rentável, onde é possível dar o exemplo do DJ 3LAU.

Pouco antes do 3º aniversário do álbum, “Ultraviolet”, 3LAU lançou uma coleção de NFTs com 33 itens num site próprio para o efeito. Tendo duração de quatro dias, o leilão teve um lucro total de 11,7 milhões de dólares, tendo um de seus itens sido comprado por 3,6 milhões de dólares.

Veja mais ofertas de emprego e estágios na página Oportunidades

Ofertas perto de si

Sobre E2

O E2 Emprego e Estágios é um dos maiores portais de emprego em Portugal. Agrupamos e partilhamos as várias ofertas de emprego e estágios disponibilizadas por várias empresas em Portugal e no estrangeiro nas mais diversas áreas.

Veja também

Um dos maiores sites de aposta

Betway é uma companhia que foi fundada em 2006 que oferece apostas esportivas e jogos ...