O novobanco é um grupo financeiro de referência no mercado nacional, com um forte posicionamento na área de empresas e retalho, destacando-se pela excelência do seu serviço e adotando uma abordagem centrada no cliente, suportada por uma força de vendas especializada, numa vasta rede multi-canal e por uma oferta alargada de produtos.
O novobanco assume a sua vocação como Banco de Clientes, afirmando-se como banco de referência de empresas e de particulares exigentes.
O novobanco foi criado a 4 de agosto de 2014, numa intervenção de emergência do Banco de Portugal para salvar os activos bons do anteriormente falido Banco Espírito Santo. O resgate do BES foi precipitado pelos prejuízos históricos de 3.577 milhões de euros.
Atuando de forma transversal em todas as áreas de prestação de serviços financeiros, o novobanco assegura uma ampla cobertura das necessidades financeiras dos seus clientes.
O novobanco quer ser o melhor Banco para clientes em Portugal, transitar para um modelo operacional de elevada eficiência, personalizado, proporcionando a melhor experiência omnicanal a cada cliente, e desenvolver novos modelos de negócio.
Oferta – Departamento de Risco Global – Cálculo e Controlo dos Ativos Ponderados pelo Risco – Lisboa
Principais Atividades a Desempenhar
- Desenvolvimento e manutenção das ferramentas de cálculo e planeamento dos requisitos de capital regulamentar para risco de crédito do Grupo Novo Banco;
- Desenvolvimento e manutenção da ferramenta de reporte prudencial;
- Desenvolvimento de questões específicas no âmbito de Basileia III / CRD IV no que respeita a regras de cálculo;
- Reporte dos requisitos de capital regulamentar para risco de crédito;
- Propostas de melhoria aos processos implementados e respetivo acompanhamento.
Perfil
- Licenciatura ou Mestrado em Gestão de Empresas, Informática de Gestão, Economia, Matemática ou Engenharia Informática;
- Preferencial experiência mínima de 3 anos em áreas bancárias ligadas à gestão da solvabilidade, reporte prudencial, gestão de risco, DWH de risco, controlo de gestão ou contabilidade;
- Boa capacidade analítica, perseverança, autonomia e aptidão para trabalhar em equipa;
- Sólidos conhecimentos de DBMS, Gestão de Bases de Dados e programação SQL (SQL Server ou ORACLE);
- Bons conhecimentos de inglês, falado e escrito.