trabalho remoto

O Trabalho Remoto Como Opção Permanente

O mundo do trabalho assiste a uma das mais profundas transformações desde a Revolução Industrial. A forma como compreendemos e associamos o próprio termo poderá muito em breve ganhar uma nova dimensão.

Para empresas e trabalhadores, a oportunidade que se coloca agora é única no sentido de garantir um posicionamento estratégico para um futuro que, inevitavelmente, se focará mais na componente remota que na presença física num escritório.

Enquanto alguns segmentos da economia nacional ainda continuam a resistir à mudança, muitos daqueles que se viram por opção ou por obrigação levados a desempenhar as suas tarefas num ambiente remoto deparam-se agora com algumas das suas vantagens.

Donos do seu próprio tempo

Que o digam os funcionários de empresas que enfrentam horas infindáveis no trânsito todos os dias da semana. O trabalho remoto pode estar à distância que separa a cama da secretária e, sempre que se observe um equilíbrio saudável no horário de trabalho, é tempo pessoal ganho para família e atividades lúdicas.

Algumas das mais fortes economias europeias já se começam a render a esta realidade, tomando como exemplo empresas sediadas na Bélgica, que registaram um aumento de 25% no número de funcionários que trabalham fora do país.

Custos muito inferiores

Para as empresas, a oportunidade de diminuir nos gastos associados a espaços físicos é incontornável. Em muitos casos, a infraestrutura física pode inclusive tornar-se obsoleta.

Empresas que visem ainda manter uma presença em locais estratégicos como Lisboa ou Porto poderão ter de repensar os seus espaços de escritórios para se ajustarem a esta nova realidade.

Também para o funcionário, a ausência de necessidade de viver nas proximidades do seu local de emprego, possuir viatura própria para se deslocar e/ou gastos com transportes públicos representam no global uma poupança considerável.

Melhor qualidade de vida

Aparte o aspeto da socialização que segue como um dos principais componentes de defesa do trabalho num escritório físico, as demais áreas da vida profissional no ambiente remoto aparentam beneficiar um estilo de vida muito mais apelativo.

Aqui pesam o conforto do seu próprio lar ou a oportunidade de trabalhar a partir de qualquer ponto (uma esplanada frente ao mar, por exemplo). A estes acrescem também um aumento no rendimento disponível, em muito derivado à poupança associada com deslocações e alimentação, bem como o tempo de qualidade em família.

Um novo conceito de vida

O êxodo rural encontra finalmente uma solução eficaz. Aqueles que já se renderam às vantagens do trabalho remoto optam muito frequentemente por estabelecer residência no interior do país ou em vilas de menor dimensão. O preço reduzido da habitação e do custo geral de vida são complementados por um estilo de vida completamente distinto dos grandes centros urbanos.

Esta é também uma oportunidade única para os decisores políticos do interior criarem mecanismos úteis que atraiam e fixem estes profissionais e as suas famílias. A partir do momento em que o trabalho remoto se generalize, as barreiras físicas que lhe eram impostas também deixarão de fazer sentido.

O trabalho remoto não está repleto de vantagens e nesta fase em que muitos se esforçam por encontrar um ponto de equilíbrio existe referência a demasiadas horas de trabalho, incluindo ao fim de semana ou a dificuldade de concentração para quem tem filhos pequenos.

Será expetável que num futuro próximo se encontrem mecanismos e legislação específica que vise definir uma mais clara separação entre a vida pessoal e o local de trabalho que estamos a trazer para o nosso lar.

Veja mais ofertas de emprego e estágios na página Oportunidades

Ofertas perto de si

Sobre E2

O E2 Emprego e Estágios é um dos maiores portais de emprego em Portugal. Agrupamos e partilhamos as várias ofertas de emprego e estágios disponibilizadas por várias empresas em Portugal e no estrangeiro nas mais diversas áreas.

Veja também

entrevista de emprego

Sinais que podem demonstrar que a entrevista de emprego correu bem

Ir a uma entrevista de emprego pode ser uma experiência emocionante, mas também stressante. O ...