Este site utiliza cookies. Ao navegar está a consentir a sua utilização. Fechar
quiet quitting

Quiet quitting. O que é este movimento?

Como o mundo do trabalho sofreu uma mudança drástica desde a pandemia, a mudança na cultura do local de trabalho resultou numa mentalidade que está actualmente a dominar os meios de comunicação social: quiet quitting.

O que é o quiet quitting?

O quiet quitting, apesar do nome, na realidade não tem nada a ver com a demissão do seu emprego.

Significa fazer apenas o que o seu trabalho exige e nada mais. Desistir de fazer qualquer coisa a mais. Continua a aparecer para trabalhar, mas permanece estritamente dentro dos limites das suas exigências de trabalho. Portanto, nada de ajudar com tarefas adicionais ou verificar e-mails fora do horário de trabalho.

Desde a pandemia, um número crescente de jovens trabalhadores tem vindo a cansar-se de não obter o reconhecimento e a compensação por fazer horas extra. Estão a dizer não ao esgotamento e, em vez disso, concentram-se no equilíbrio entre a vida profissional e familiar. O movimento centra-se em torno da autopreservação e da “actuação do seu salário”.

O objectivo principal do quiet quitting não é perturbar o local de trabalho, mas sim evitar o esgotamento profissional e prestar mais atenção à saúde mental e ao bem-estar pessoal.

O termo “quiet quitting” (desistir silenciosamente) descolou recentemente depois de o utilizador do TikTok @zaidlepplin ter colocado um vídeo sobre o mesmo que se tornou viral, dizendo “o trabalho não é a sua vida”.

Talvez surpreendentemente, este movimento global pode ter tido a sua origem na China, onde a agora censurada hashtag #tangping, que significa “ficar quieto”, foi utilizada em protesto contra a cultura de longas horas.

Muitos especialistas dizem que o quiet quitting “é contentar-se com a mediocridade. O avanço e os aumentos salariais irão para aqueles cujo nível de esforço justifique um avanço, e fazer o mínimo necessário certamente não o faz”.

Assim, o quiet quitting está relacionado com o cumprir estritamente o que está estipulado no contrato de trabalho e não fazer nada mais que isso.

Empregos e estágios perto de si

Veja também

team building barco

Alugar um barco para ações de team building: 5 boas razões

As atividades de team building têm sido cada vez mais comentadas nos últimos anos por …