O Instituto Superior Técnico é hoje a maior escola de engenharia, arquitetura, ciência e tecnologia em Portugal. Tem como missão contribuir para o desenvolvimento da sociedade, promovendo um Ensino Superior de qualidade nas áreas da Arquitetura, Engenharia, Ciência e Tecnologia, nas vertentes de graduação, pós-graduação e formação ao longo da vida, e desenvolvendo atividades de Investigação, Desenvolvimento e Inovação (ID&I), essenciais para o progresso do conhecimento, e para ministrar um ensino ao nível dos mais elevados padrões internacionais.
O Técnico é composto por três campos com acesso privilegiado aos principais pontos de interesse científico, cultural e de lazer da cidade de Lisboa. O sistema de transportes públicos e o shuttle permitem uma fácil mobilidade entre os campi, bem como o acesso a todas as zonas da cidade.
O grande desafio que há mais de um século levou à criação do Instituto Superior Técnico – a necessidade de trazer para Portugal o conhecimento e a formação científica e tecnológica que então não existia – está hoje ultrapassado.
Praticamente 11 décadas após a sua criação, o Técnico é hoje, com os seus cerca de 11.000 alunos, de mais de 60 nacionalidades diferentes, uma escola de engenharia e ciência, e também arquitetura, fortemente internacionalizada, aberta à sociedade, às empresas, à inovação, ao empreendedorismo, à criação de emprego, de valor e de conhecimento. É uma instituição reconhecida, dentro e fora de Portugal, pela qualidade daquilo que faz.
Oferta – OE202506/0083 | Técnico Superior | Procedimento Concursal Comum – Lisboa
Procedimento concursal para o preenchimento de 01 posto de trabalho na carreira e categoria de Técnico Superior, do mapa de pessoal do IST, para a área de Tecnologias de informação e comunicação – Núcleo de Design de Produtos Digitais, da Área de Desenvolvimento e Web Design (03/TA/2025).
Caracterização do Posto de Trabalho
Um posto de trabalho a ocupar na modalidade de contrato de trabalho em funções públicas por tempo indeterminado, em conformidade com o estabelecido no Mapa de Pessoal aprovado para 2025.
Funções
As funções a desempenhar incluem atividades de natureza consultiva, de estudo, planeamento, programação, avaliação e aplicação de métodos e processos de índole técnica e/ou científica, que fundamentam e preparam a decisão. Compreendem ainda a elaboração, de forma autónoma ou em grupo, de pareceres e projetos com diversos graus de complexidade, bem como a execução de outras atividades de apoio geral ou especializado nas áreas de atuação comuns, instrumentais e operativas dos órgãos e serviços.
As funções são exercidas com responsabilidade e autonomia técnica, ainda que com enquadramento superior qualificado, podendo incluir a representação do órgão ou serviço em matérias da respetiva especialidade, tomando opções de índole técnica enquadradas por diretivas ou orientações superiores, designadamente:
- Desenho e desenvolvimento de design systems;
- Desenho e desenvolvimento de aplicações (web e móveis) e websites;
- Desenvolvimento de soluções gráficas para materiais de comunicação.
Habilitação Literária
- Licenciatura ou superior numa das áreas Digital Experience Design, Design de Comunicação, Design de Interação ou similar.
Requisitos preferenciais
- Bons conhecimentos no desenho e desenvolvimento de interfaces para websites e aplicações web e aplicações móveis;
- Experiência no desenvolvimento de materiais de comunicação;
- Bons conhecimentos de Front-end. (HTML, CSS e SCSS);
- Bons conhecimentos de User Experience (UX);
- Domínio das ferramentas: Figma, Adobe Photoshop, Adobe Illustrator, GitLab e Request Tracker.
Observações: O presente recrutamento efetua-se de entre trabalhadores com ou sem vínculo de emprego público.