Este site utiliza cookies. Ao navegar está a consentir a sua utilização. Fechar
viagem

Tudo o que precisa de saber antes da sua primeira viagem ao estrangeiro

A primeira viagem ao estrangeiro tem tanto de entusiasmante como de ansiedade para planear tudo ao detalhe e garantir que nada vai correr mal.

A experiência de se aventurar em solo estrangeiro e conhecer novas culturas é bastante enriquecedora em termos culturais e pessoais. Para que esta experiência seja incrível, há alguns detalhes que podem fazer toda a diferença na hora de viajar.

Se está a planear a sua primeira viagem ao estrangeiro, mas não sabe como começar nem o que precisa de levar consigo, não se preocupe.

Seguem-se as nossas sugestões com toda a informação que necessita para poder fazer a sua viagem de sonho sem imprevistos e de forma tranquila.

7 Dicas para a sua primeira viagem ao estrangeiro

Várias questões têm que ser pensadas quando se está a planear uma viagem, nomeadamente as passagens aéreas, o hotel, o transporte, entre outros.

No entanto, é necessário garantir que tem toda a documentação necessária e válida requerida pelo país de destino.

1. Documentação necessária para viajar para o estrangeiro

A documentação é, sem dúvida, o mais importante quando se vai viajar para o estrangeiro, principalmente se for viajar para fora da União Europeia onde a apresentação de documentos é obrigatória.

Para que não se esqueça de nenhum documento essencial, vamos abordar todos os possíveis documentos que pode precisar na sua viagem e onde os pode obter.

Os principais documentos que não pode esquecer são o cartão de cidadão, o passaporte, o visto, documentos de saúde e a carta de condução, caso queira alugar um carro. No entanto, é necessário consultar qual a documentação necessária para entrar no país de destino.

É importante lembrar que o pedido de emissão de alguns documentos deve ser feito com antecedência para garantir que os recebe antes de partir. O processo de obtenção de vistos online com o iVisa é muito simples! Com apenas alguns cliques conseguirá dar início ao processo de obtenção de vistos online, entregar a documentação necessária e fazer o pagamento. E, o melhor, os documentos solicitados podem ser recebidos no e-mail, na plataforma do iVisa ou na morada indicada por si.

2. Marque uma consulta do viajante com antecedência

Para além da documentação, é também necessário verificar quais as vacinas que precisa para entrar no país de destino, pelo que é aconselhado marcar uma consulta com 1 a 2 meses de antecedência para garantir que tem tempo para resolver tudo.

3. Qual a moeda oficial do país para onde vai viajar?

Ao planear a viagem e o orçamento da mesma, deve ter em conta a moeda oficial do país de destino. Se a moeda for o Euro, basta apenas levar o cartão de multibanco, o cartão de crédito e algum dinheiro.

No entanto, se a moeda do país que vai visitar for diferente, tem que considerar a necessidade de trocar dinheiro em lojas de câmbio e verificar quais as taxas que serão cobradas na utilização dos cartões de multibanco e crédito no país de destino.

4. Confira o fuso horário do seu destino

Os fusos horários variam de país para país, mas as diferenças são mais predominantes se viajar para outro continente. Para reduzir o impacto do jet lag, pode começar a adaptar-se ao fuso horário do seu destino final antes de partir para a viagem.

5. Prepare um roteiro turístico antes de partir

Preparar um roteiro turístico com os principais locais a visitar no país de destino é essencial para aproveitar ao máximo a sua estadia.

Para o ajudar na construção do itinerário, pode pesquisar por blogs, livros e até vídeos no Youtube feitos por viajantes que já estiveram no país que vai visitar e, por isso, lhe poderão dar as melhores dicas de locais a visitar, restaurantes a experimentar e outras experiências que não são tão conhecidas, mas que valem muito a pena.

Nesses conteúdos pode também encontrar dicas para se manter em segurança, conselhos para poupar na viagem e até roteiros gratuitos, que o ajudam a simplificar o planeamento da viagem.

6. Organize um kit de primeiros socorros para a viagem

Nunca é demais estar prevenido, pelo que deve levar consigo os medicamentos que toma e aqueles que pode vir a precisar, nomeadamente para dores de cabeça e enjoos.

Não se esqueça também de colocar na mala um protetor solar e repelente de mosquitos, dependendo do local que vai visitar.

7. Vá para o aeroporto com antecedência

Por fim, mas não menos importante, chegue ao aeroporto cedo para evitar quaisquer imprevistos que possam acontecer e garantir que consegue embarcar.

Só nos resta desejar-lhe umas fantásticas férias!

Empregos e estágios perto de si

Veja também

team building barco

Alugar um barco para ações de team building: 5 boas razões

As atividades de team building têm sido cada vez mais comentadas nos últimos anos por …