Dicas e modelos para fazer uma boa carta de apresentação

A carta de apresentação deverá ser breve e simples. Por norma deve ser escrita à mão, mas hoje em dia já se utiliza o computador.

Esta carta deve, juntamente com o CV, convencer o empregador a chamá-lo para uma entrevista.

Dirija-se à pessoa certa

Comece por dirigir a carta à pessoa certa. Isto é prova de ter o cuidado de mandar a carta a uma determinada pessoa. Não se esqueça de pôr em cima da carta a rubrica assunto, onde esclarece o objectivo da sua carta e, eventualmente, menciona a referência do anúncio.

Escreva uma boa frase de abertura

A intenção é destacar-se no meio de muitas respostas. Isto não se consegue com frases usadas como: “Na sequência do seu anúncio ….” ou “Por este via venho candidatar-me ….” Evite linguagem estandardizada ou expressões clássicas e use uma frase de abertura personalizada, original e cheia de entusiasmo.

Não use palavras demasiado modestas

“Talvez”, “eventualmente” e “acho” são expressões a evitar.
Procure o caminho intermédio. Dizer que é a pessoa ideal e que o empregador seria doido se não aproveitasse esta oportunidade, não só mostra um entusiasmo pronunciado como também uma grande dose de arrogância.

Explique porque se candidata

Explique o que o atrai na empresa, na função, no sector. Aproveite para mostrar entusiasmo.

Não se prolongue

A sua carta pode ter uma página no máximo. Convém transmitir a mensagem em frases curtas e dinâmicas com muitos verbos activos.

Não mencione a sua inexperiência

Se não tiver a experiência ou a formação exigida, não o mencione. Escreva antes sobre a sua capacidade de aprender depressa. Seja sempre positivo sobre si mesmo.

Não fale em ordenado

Não fale de dinheiro na carta. Mencione o ordenado apenas no caso de lhe ter sido pedido no anúncio a que está a responder, senão acredite que vai criar uma impressão negativa.

Evite terminar com banalidades

Lembre-se que a última impressão é tão importante como a primeira. Não escreva frases feitas mas, por exemplo, “Se achar que temos algo a oferecer um ao outro, estarei sempre disponível para conversarmos numa entrevista”.

Exemplos de Cartas de Apresentação

Para uma situação de 1º Emprego de alguém sem experiência

Exmo. Senhor (a) Director (a)
Acabo de me licenciar em …………………………, na Faculdade de ……………… da Universidade de V. N. Famalicão.
No momento, procuro um espaço de trabalho onde possa desenvolver e aprofundar a formação já iniciada no curso mencionado, razão pela qual me candidato a uma possível vaga na instituição que V. Ex.ª dirige.
Gostaria de, numa entrevista pessoal, poder prestar outras informações que penso serem relevantes para a minha candidatura.
Subscrevo-me, com a mais elevada consideração,

Para uma situação de alguém que tem pouca experiência

Gostaria de apresentar a minha candidatura ao lugar de ……………que a vossa empresa anunciou no ………………….., edição do dia …. de …………. último.
Junto incluo o meu curriculum vitae apresentando em pormenor a minha formação escolar bem como a experiência prática adquirida durante os estágios que efectuei.
Apreciaria muito que me dispensasse alguns minutos do seu tempo para aprofundar melhor as razões da minha candidatura.
Na esperança de que V. Exa. irá atender o meu pedido queira aceitar os meus melhores cumprimentos.

Para uma situação de estágio

Sou licenciada em …………… e no final deste ano terminarei um Mestrado em …………….
De acordo com o seu anúncio em ……………, tem uma vaga para um estagiário com bons conhecimentos de informática e conhecimento de línguas.
Durante o tempo que estudei na universidade, aprendi a trabalhar com computadores e utilizo habitualmente Windows, Word, Power Point, Excel … Internet e Outlook Express.
Falo ……………. Estou actualmente a aprender …………… e considero-me uma pessoa que aprende idiomas com facilidade. Sou uma pessoa organizada, observadora e com capacidade de análise; gosto de combinar o trabalho de equipa com trabalho individual e creio que posso apoiar a sua equipa nas suas tarefas diárias.
Antes de iniciar o mestrado, estagiei no ……………. Durante o estágio fiz …………………………. Aprendi a …………… e desenvolvi capacidades no …………….
Estou certa de que poderei executar um trabalho satisfatório durante o meu estágio na vossa empresa, aprendendo com entusiasmo, e desenvolvendo as minhas aptidões e conhecimentos.
Saudações cordiais,

Para uma situação de um candidato com alguma experiência

Em resposta ao anúncio no “Jornal…” colocado no dia 07 de Maio, venho por este meio candidatar-me ao lugar de Técnico Administrativo.
Junto anexo o meu curriculum com toda a minha experiência profissional e formação detalhadas.
Gostaria que, numa entrevista pessoal, pudesse aprofundar as razões da minha candidatura e prestar outras informações de interesse.
Certo de uma breve resposta, subscrevo-me com os melhores cumprimentos.

Nota: Deverão sempre que possível personalizar a carta e evitar frases feitas.


Veja mais ofertas de emprego e estágios na página Oportunidades

Ofertas perto de si