APA Agência Portuguesa do Ambiente

Agência Portuguesa do Ambiente está a recrutar para o Laboratório de Referência do Ambiente

A Agência Portuguesa do Ambiente, APA, é um instituto público integrado na administração indireta do Estado, com tutela do Ministério do Ambiente e da Ação Climática e dotado de autonomia administrativa e financeira e património próprio.

A Agência Portuguesa do Ambiente resulta da fusão, em 2012, da Agência Portuguesa do Ambiente, do Instituto da Água, das 5 Administrações de Região Hidrográfica, da Comissão para as Alterações Climáticas, da Comissão de Acompanhamento da Gestão de Resíduos e da Comissão de Planeamento de Emergência do Ambiente.

A APA tem sede na Amadora e 5 Administrações de Região Hidrográfica (ARH) desconcentradas no território de Portugal Continental: ARH do Norte, ARH do Centro, ARH do Tejo e Oeste, ARH do Alentejo e ARH do Algarve.

A APA tem competências de monitorização, planeamento e avaliação, licenciamento e fiscalização, sendo por isso o principal regulador ambiental em Portugal.

O processo de transição ecológica que o presente nos impõe, com os seus cruciais desafios da sustentabilidade, exige a alteração de formas de consumir e de produzir, de evoluir para um novo modelo económico compatível com os limites dos sistemas naturais; essa crítica ambição só pode afirmar-se com o envolvimento de todos e uma participação ativa, sem subterfúgios, nessas dinâmicas de transformação.

Oferta – OE202309/0299 | Técnico Superior – Amadora, Lisboa

Procedimento concursal comum, com vista ao recrutamento de 1 (um) trabalhador para a categoria e carreira de técnico superior, para a ocupação de 1 (um) lugar previsto e criado no mapa de pessoal da Agência Portuguesa do Ambiente, mediante celebração de contrato de trabalho em funções públicas por tempo indeterminado.

Caracterização do Posto de Trabalho

  • Execução em rotina de ensaios para determinação dos poluentes atmosféricos, gases e partículas, no âmbito da diretiva 2008/50/CE relativa à qualidade do ar (Decreto -Lei n.º 47/2017);
  • Conhecimentos da química atmosférica para poluentes de natureza física e química;
  • Conhecimentos de meteorologia para interpretação das propriedades físico-químicas dos poluentes atmosféricos incluindo o seu transporte;
  • Conhecimentos práticos no uso de métodos estatísticos paramétricos e não paramétricos como suporte na interpretação e identificação (agrupamento de fontes, etc.);
  • Validação dos resultados experimentais, no meio ambiental onde se inserem, para efeitos de Report nacional e internacional na rede europeia da qualidade do ar;
  • Elaboração de relatórios e pareceres técnicos;
  • Conhecimento da norma referencial de acreditação NP EN ISO/IEC 17025:2018.

Habilitação Literária

  • Licenciatura, preferencialmente na área de Química.

Mais informações e candidaturas [AQUI]

Empregos e estágios perto de si

O E2 Emprego e Estágios não tem qualquer afilição com as empresas/entidades a que se referem as ofertas. As imagens/logótipos presentes nas ofertas são propriedade das mesmas.

Veja também

BPI

BPI está a recrutar Gestor Especialista – Estratégia e Negócio Sustentável

O BPI é uma instituição financeira de referência em Portugal, centrado na atividade de banca …