Este site utiliza cookies. Ao navegar está a consentir a sua utilização. Fechar
Banco de Portugal

Banco de Portugal está a recrutar Data Analyst

O Banco de Portugal é o banco central da República Portuguesa e o regulador e supervisor dos bancos. O Banco tem duas missões essenciais: a manutenção da estabilidade dos preços e a promoção da estabilidade do sistema financeiro.

De acordo com a sua Lei Orgânica, é uma pessoa coletiva de direito público, dotada de autonomia administrativa e financeira e de património próprio. São órgãos do Banco o Governador, o Conselho de Administração, o Conselho de Auditoria e o Conselho Consultivo. O Banco rege-se por um código de conduta.

Cabe ao Banco de Portugal gerir as disponibilidades externas do País – em euros, moeda estrangeira e ouro – e outras que lhe estejam cometidas. Gere também parte das reservas cambiais do Banco Central Europeu.

O Banco de Portugal regula e supervisiona as instituições de crédito, as sociedades financeiras e as instituições de pagamento para garantir a segurança dos fundos que lhes foram confiados. Aplica medidas preventivas e sancionatórias.

Com sede em Lisboa, o Banco de Portugal possui uma Filial no Porto, diversas agências no Continente e duas delegações regionais (Madeira e Açores).

O Banco de Portugal integra, desde o seu início, em 1998, o Sistema Europeu de Bancos Centrais (SEBC) – constituído pelo Banco Central Europeu (BCE) e pelos bancos centrais nacionais da União Europeia (UE).

Oferta – Data Analyst – Lisboa

O Banco de Portugal admite data analyst para o Departamento de Auditoria Interna (DAU).

Principais responsabilidades

  • Realizar tarefas no âmbito da ciência de dados em contexto de auditoria interna;
  • Desenvolver modelos preditivos e prescritivos num contexto de apoio à governance e de acompanhamento continuado do ambiente de controlo;
  • Desenvolver dashboards de apoio à atividade do departamento;
  • Participar e gerir projetos de inovação no âmbito da análise de dados e da utilização de ferramentas ou algoritmos de inteligência artificial.

Perfil

  • Licenciatura pré-Bolonha, ou licenciatura pós-Bolonha com a parte escolar de mestrado concluída, preferencialmente nas áreas de Data Analytics, Engenharia, Matemática, Economia, Gestão, Auditoria, Sistemas de Informação, Tecnologia ou áreas de conhecimento conexas;
  • Experiência profissional mínima de dois anos na utilização de ferramentas para recolha, análise e tratamento de grandes volumes de dados, preferencialmente em áreas relacionadas com o controlo, segurança, avaliação de riscos em tempo real ou outras matérias relevantes na realização de auditorias a dados, sistemas e processos;
  • Proficiência na utilização de ferramentas de análise, extração e visualização de dados (ex. Microsoft SQL, Power BI, Python, R, SAS, IDEA, ACL, Access);
  • Conhecimentos na utilização de algoritmos de inteligência artificial (condição preferencial);
  • Conhecimentos da metodologia, standards e técnicas de auditoria (ex. IPPF), standards de controlo interno, bem como de governação corporativa, de gestão de risco e controlo interno, e de privacidade e tratamento de dados pessoais (ex. RGPD) (condição preferencial).
  • Conhecimentos de metodologias e boas práticas de gestão de projetos, tais como PMBOK (condição preferencial);
  • Sólidos conhecimentos de informática na ótica do utilizador, bem como interesse em aprender a utilizar novas ferramentas.

Valoriza-se

  • Desempenho de alta performance na realização de multitarefas;
  • Sentido crítico e capacidade analítica na identificação e resolução de problemas;
  • Capacidade de planeamento, de decisão e de organização do trabalho (individual e em equipa);
  • Facilidade de comunicação, de relacionamento interpessoal, de desenvolvimento de trabalho em equipa e atitude positiva perante a mudança.

Mais informações e candidaturas [AQUI]

Empregos e estágios perto de si

Veja também

BPI

BPI está a recrutar para a Direção inContact

O BPI é uma instituição financeira de referência em Portugal, centrado na atividade de banca …