Este site utiliza cookies. Ao navegar está a consentir a sua utilização. Fechar

Conhece o Programa EURES, um programa para jovens à procura do primeiro emprego na Europa

Um programa destinado a ajudar os jovens europeus a encontrar emprego noutro país da União Europeia.

Em 2012 e 2013, a ação O teu primeiro emprego EURES deverá ajudar cerca de 5000 pessoas a encontrar emprego na Europa. As atividades tiveram início em 2012, abrangendo apenas um número limitado de serviços e ofertas de emprego. 

A ação O teu primeiro emprego EURES conta com o apoio dos serviços nacionais de emprego (informações, procura de emprego, recrutamento, financiamento), que ajudam quer os jovens à procura de emprego quer as empresas interessadas em recrutar pessoas de outros países da UE. A concessão de financiamento está sujeita às condições e procedimentos estabelecidos por esses serviços.

Quem pode beneficiar de ajuda?

Os candidatos a emprego que tenham:

  • entre 18 e 30 anos
  • a nacionalidade de um país da UE
  • residência legal num país da UE

Os empregadores que:

  • estejam legalmente estabelecidos num país da UE
  • procurem trabalhadores com um perfil específico que não conseguem encontrar no seu próprio país
  • ofereçam contratos, no mínimo, de seis meses, assim como salários e condições em conformidade com a legislação laboral do país em que se encontram

Que tipos de ajuda existem?

Para os candidatos a emprego

  • apoio na procura de um emprego adequado às suas qualificações e posterior colocação
  • financiamento das despesas de deslocação para comparecer a uma entrevista e/ou resultantes da mudança para outro país por motivos profissionais
  • formação (línguas, competências genéricas)

Para os empregadores

  • apoio ao recrutamento
  • apoio financeiro às PME (com 250 trabalhadores, no máximo) para cobrir parte das despesas de formação e de integração dos trabalhadores recentemente recrutados

Esta ação não abrange o preenchimento de vagas em instituições e organismos da UE ou outras organizações internacionais de caráter político, económico, social ou científico (organismos das Nações Unidas, OCDE, Conselho da Europa, OIT, etc.) nem em entidades reguladoras supranacionais e respetivas agências.

Como participar?

Contacte um dos serviços de emprego responsáveis pela ação O teu primeiro emprego EURES a nível nacional ou um dos serviços de informação dos países da UE abaixo indicados.

Se ainda não existir um detes serviços no seu país, contacte qualquer uma das organizações indicadas.

Consulte o guia sobre «O teu primeiro emprego EURES». No segundo trimestre de 2014, deverá ser publicado um guia atualizado. Até indicação em contrário, o presente guia continua a ser válido.

Para mais informações, consulte a lista de parceiros e serviços de emprego responsáveis pela implementação a nível nacional da ação O teu primeiro emprego EURES.

Fonte: Comissão Europeia

Empregos e estágios perto de si

Veja também

DPD

DPD investe €28 milhões no seu maior hub de encomendas em Portugal

A DPD, empresa líder no mercado doméstico do transporte expresso, acaba de anunciar que irá …