Este site utiliza cookies. Ao navegar está a consentir a sua utilização. Fechar
Finanças para Todos

Finanças para Todos: Programa de literacia financeira para famílias portuguesas

O programa Finanças para Todos vai ser lançado no próximo dia 26 de setembro e pretende contribuir para aumentar os níveis de literacia financeira em Portugal. O programa vai disponibilizar formações gratuitas nesta área, com o objetivo de dar às famílias a oportunidade de aprenderem a fazer uma melhor gestão dos seus rendimentos,  ganharem hábitos de poupança e planearem o futuro de forma sustentada.

Este programa de literacia financeira é dirigido a portugueses com mais de 18 anos, com baixos níveis de escolaridade e rendimento. O projeto consiste em: 1) Aulas gratuitas em horário pós-laboral no Campus da Nova SBE, durante as quais serão abordados temas como orçamento, poupança, bancos, crédito/dívida, reforma, investimento, seguros e impostos; 2) Linha de apoio telefónico, que será lançada em outubro deste ano e que estará disponível para o público em geral. Esta linha funcionará 3 horas por dia durante toda a semana, permitindo o esclarecimento de dúvidas gerais sobre finanças.

Para Daniel Traça, Dean da Nova SBE, “a parceria entre a Nova SBE e a Fidelidade tem sido uma grande mais-valia para a nossa comunidade em particular e para a sociedade portuguesa em geral através de várias iniciativas tais como a Nova SBE Academy of Purpose, os podcasts Fidelidade Studio ON Purpose, entre outras. Este programa de literacia financeira é a mais recente prova da nossa missão conjunta de um futuro melhor e mais sustentável para todos.”

Para Rogério Campos Henriques, CEO da Fidelidade, “Este programa de Literacia Financeira que estamos a desenvolver com a Nova SBE, é fundamental para a afirmação da nossa estratégia de forte apoio à sustentabilidade social, nomeadamente, nos temas da Longevidade. Capacitar, quer os alunos, quer a população em geral, para uma maior e melhor literacia financeira será crucial para a nossa sustentabilidade financeira enquanto sociedade no futuro. A Nova SBE é o parceiro certo para fazer este caminho connosco”.

“O programa Finanças para Todos vem reforçar o papel do Nova SBE Finance Knowledge Center enquanto agente de mudança e promotor do desenvolvimento da economia na sociedade portuguesa. A pandemia teve um impacto negativo para os portugueses e, de acordo com a DECO, “uma em cada quatro famílias perdeu grande parte dos seus rendimentos em 2020”, sublinha Miguel Ferreira, Diretor do Nova SBE Finance Knowledge Center e Presidente do Corpo Docente e Investigação da Nova SBE. “Perante este cenário de milhares de pessoas com dificuldades financeiras, muitas delas com problemas de sobrendividamento e em risco de pobreza, o programa pretende dotar as famílias portuguesas de maior conhecimento para que possam fazer uma melhor gestão dos seus rendimentos, criem hábitos de poupança e acima de tudo possam tomar decisões mais conscientes e informadas”, esclarece ainda.

Gonçalo Vieira da Luz, professor de Finanças na Nova SBE, será o coordenador deste programa cuja oferta formativa será realizada por elementos da CFA Society Portugal e alunos do Mestrado de Finanças da Nova SBE, devidamente formados e preparados pela equipa do Nova SBE Finance Knowledge Center e da CFA Society Portugal . De salientar que esta iniciativa não faz recomendações de qualquer produto específico, qualquer instituição ou qualquer investimento, partilha sim conhecimento, proporcionando às famílias portuguesas o acesso a ferramentas para melhor gerirem o seu dia-a-dia, adotarem hábitos de poupança saudáveis e planearem um futuro mais sustentável, num ambiente de formação que se pretende próximo, acessível, construtivo e sem jargões financeiros, normalmente dificeis de compreender pela maioria das pessoas.

Finanças para Todos nasce da profunda convicção de que as Universidades e empresas têm um papel fundamental na prestação de serviços à sociedade civil, nomedamente em temas tão estruturantes como este que tem um impacto direto na vida de todos. Este projeto assenta ainda no contributo do Nova SBE Finance Knowledge Center para a concretização da Agenda 2030 sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, nomeadamente o objetivo 1 – Erradicação da Pobreza, e o objetivo 4 – Educação de Qualidade.

As inscrições para as sessões de formação gratuitas do programa Finanças para Todos, podem ser realizadas no formulário disponível no site do programa de literacia financeira [AQUI] ou por via do contacto telefónico 910 071 247.

Empregos e estágios perto de si

Veja também

Bolsas Sociais EPIS 2022

Bolsas Sociais EPIS 2022

As Bolsas Sociais EPIS 2022 têm como objetivo apoiar, de forma continuada e orientada, alunos …