Governo Função Pública

Função Pública: Governo vai abrir 1000 vagas de emprego em outubro

O primeiro-ministro António Costa anunciou, na passada quarta-feira, que o governo irá lançar, em outubro, 1000 vagas de emprego na Administração Pública. A medida, diz António Costa, está em linha com o programa de Governo, que apresentou o “rejuvenescimento” da função pública como uma das suas bandeiras.

Os sindicatos apontam que a medida é “manifestamente insuficiente” para dar resposta à actual fuga de trabalhadores da Administração Pública, referindo que milhares de trabalhadores que se reformam a cada ano.

Como concorrer a uma oferta de emprego na função pública

As ofertas de emprego na Administração Pública são publicadas no Diário da República (versão impressa ou digital); na Bolsa de Emprego Público (BEP) ou nos respetivos sites dos organismos públicos, tais como câmaras municipais, escolas ou outros.

As ofertas para cargos de direção superior da administração central do Estado, ou cargos equiparados, podem ser consultadas no site da CReSAP – Comissão de Recrutamento e Seleção para a Administração Pública.

Requisitos

Qualquer cidadão pode ser funcionário público, desde que cumpra alguns requisitos essenciais, definidos no art.º 17.º da Lei Geral do Trabalho em Funções Públicas.

Resumidamente, para se candidatar a um emprego no Estado é necessário ter:

  • Nacionalidade portuguesa (quando não dispensada pela Constituição, por convenção internacional ou por lei especial);
  • 18 anos de idade ou mais;
  • Registo criminal limpo;
  • Robustez física e perfil psíquico indispensáveis ao exercício das funções;
  • Vacinação em dia.

Além disso, pode ser-lhe exigido um determinado grau académico ou título profissional para poder desempenhar as funções a que se candidata. Por norma, o recrutamento na função pública faz-se através de concurso, que tem de ser publicado em Diário da República. Qualquer interessado que preencha os requisitos exigidos pode concorrer.

Fique atento à nossa página Empregos Função Pública para ficar a par de todas as ofertas.

Empregos e estágios perto de si

O E2 Emprego e Estágios não tem qualquer afilição com as empresas/entidades a que se referem as ofertas. As imagens/logótipos presentes nas ofertas são propriedade das mesmas.

Veja também

Jerónimo Martins

Jerónimo Martins está a recrutar para a nova Equipa de Recrutamento Centralizado

A Jerónimo Martins é um Grupo internacional de referência com mais de 225 anos de …