Microsoft

Microsoft lança plataforma Viva para capacitar colaboradores

A Microsoft anuncia o lançamento do Microsoft Viva, a primeira plataforma de Employee Experience que disponibiliza ferramentas de colaboração, formação, bem-estar e conhecimento, inserido no fluxo de trabalho dos colaboradores. O Microsoft Viva foi desenvolvido para ajudar os colaboradores a aprenderem e a adaptarem-se às novas experiências que integram os recursos de produtividade e colaboração do Microsoft 365 e Microsoft Teams.

“O último ano mostrou-nos a necessidade de associarmos a tecnologia, dados e insights à criação de locais de trabalho sustentáveis e inovadores recuperando com isso o capital social que se perdeu com a mudança para ambientes de trabalho híbridos”, afirma Satya Nadella, CEO da Microsoft. “Quando investimos nas nossas pessoas e na experiência dos colaboradores podemos impactar diretamente o relacionamento, a retenção, a satisfação do cliente e a rentabilidade. Quando as pessoas crescem, os negócios também crescem”, acrescenta.

Este anúncio surge numa fase em que as tendências económicas e sociais estão a impulsionar mudanças duradouras na forma de trabalhar. A transição para um ambiente de trabalho cada vez mais híbrido e digital tem aumentado e a procura de soluções que permitam apoiar a cultura corporativa, a descoberta de conhecimento, a aprendizagem no local de trabalho e o bem-estar dos colaboradores também tem vindo a crescer. Os analistas avaliam em 300 mil milhões de dólares (cerca de 250 mil milhões de euros) os gastos anuais em Plataformas de Employee Experience (EXP), que abrange um mercado segmentado de serviços, infraestruturas e centenas de ferramentas, sendo que muitas não são utilizadas pelos colaboradores das empresas.

“À medida que consolidamos a transformação do modelo de trabalho, emerge a necessidade de redesenhar a cultura e produtividade organizacional. O foco no trabalho em equipa, bem-estar dos colaboradores e desbloqueio da criatividade e inovação são fundamentais para o sucesso do futuro do trabalho. O Microsoft Viva agrega ferramentas de conhecimento, skilling, bem-estar e colaboração, que visam ajudar as organizações nesta jornada digital”, refere Paula Fernandes, Diretora da Unidade de Negócio de Produtividade & Colaboração da Microsoft Portugal.

O Microsoft Viva baseia-se na força do Microsoft Teams e do Microsoft 365 para aliar a experiência profissional dos colaboradores em quatro áreas-chave – Relacionamento, Bem-Estar, Formação e Conhecimento – numa experiência integrada que capacita as pessoas a darem o seu melhor. Hoje, a Microsoft divulga um conjunto inicial de módulos na plataforma Viva que irá fornecer recursos integrados para os colaboradores:

O Viva connections cria um acesso personalizado ao espaço de trabalho digital dos colaboradores, onde têm acesso às comunicações e recursos internos, como políticas e benefícios, e que podem participar em comunidades, tudo numa única App customizável no Microsoft Teams. Esta aplicação ficará disponível em Teams desktop em public preview no mês que vem e na app móvel durante o ano.

O Viva Insights dá informação personalizada e acionável ao nível do colaborador, manager e líder. A experiência e os insights pessoais são apenas visíveis para o colaborador, ajudando-o a proteger o seu tempo, a fazer pausas, ter tempo de foco e formação, e até a ajudar a criar laços de equipa. Managers e Líderes terão acesso às tendências ao nível das equipas e/ou organização, com recomendações de como melhorar o equilíbrio entre a produtividade e o bem-estar. A informação é agregada, sem detalhe de forma a proteger a privacidade pessoal. Adicionalmente, um novo dashboard permite à organização combinar informação do Linkedin Glint com a informação de colaboração do Viva Insights, ajudar os líderes a identificar áreas de melhoria nas equipas, ajustar normas de trabalho e medir o impacto das medidas ao longo do tempo. Construído em cima dos investimentos já realizados pela organização, o Viva Insights pode ainda agregar dados de outras aplicações não Microsoft, como do Zoom, Workday e SAP SuccessFactors. A aplicação Viva Insights no Teams e o novo dashboard do Linkedin Glint já estão disponíveis em public preview.

O Viva Learning agrega todos os recursos de aprendizagem num único local, incluindo conteúdos do LinkedIn Learning, Microsoft Learn, Skillsoft, Coursera, Pluralsight e edX, bem como a própria biblioteca de conteúdos da organização. Os utilizadores podem descobrir, partilhar, atribuir e acompanhar a ampla oferta de formação, desde cursos tradicionais até conteúdos de microlearning. A aplicação Viva Learning já está disponível em private preview e a partir do final do ano vai oferecer integrações com os principais sistemas de gestão de formação, incluindo os Cornerstone OnDemand, Saba e SAP SuccessFactors.

O Viva Topics entrega uma experiência de descoberta de conhecimento que ajuda as pessoas a encontrar informação e experts dentro da organização. Utilizando Inteligência Artificial em cima da informação do cliente residente no Microsoft 365, assim como integrando com outros serviços como ServiceNow e Salesforce, o Viva Topics envia automaticamente “cartões de tópicos” com conversações e documentos relacionados. Ao clicar num cartão, abre-se uma página sobre o tópico em questão, com documentos, conversas, vídeos e pessoas. Encontra-se já disponível com add-on nos planos comerciais do Microsoft 365.

Uma rede global de parceiros de serviços, que inclui a Accenture, a PwC e a EY, fornecerá serviços de consultoria e de aconselhamento para ajudar os clientes a otimizar os investimentos existentes em employee experience, juntando-os à plataforma Microsoft Viva.

Para mais informações consultar a plataforma Reimagine the employee experience.

Veja mais ofertas de emprego e estágios na página Oportunidades

Ofertas perto de si

Sobre E2

O E2 Emprego e Estágios é um dos maiores portais de emprego em Portugal. Agrupamos e partilhamos as várias ofertas de emprego e estágios disponibilizadas por várias empresas em Portugal e no estrangeiro nas mais diversas áreas.

Veja também

multipessoal

Multipessoal celebra o 27º aniversário e oferece avaliação gratuita de CV’s

A Multipessoal, empresa portuguesa de recursos humanos, celebra hoje o seu 27º aniversário. A empresa, ...