O novobanco é um grupo financeiro de referência no mercado nacional, com um forte posicionamento na área de empresas e retalho, destacando-se pela excelência do seu serviço e adotando uma abordagem centrada no cliente, suportada por uma força de vendas especializada, numa vasta rede multi-canal e por uma oferta alargada de produtos.
O novobanco assume a sua vocação como Banco de Clientes, afirmando-se como banco de referência de empresas e de particulares exigentes.
O novobanco foi criado a 4 de agosto de 2014, numa intervenção de emergência do Banco de Portugal para salvar os activos bons do anteriormente falido Banco Espírito Santo. O resgate do BES foi precipitado pelos prejuízos históricos de 3.577 milhões de euros.
Atuando de forma transversal em todas as áreas de prestação de serviços financeiros, o novobanco assegura uma ampla cobertura das necessidades financeiras dos seus clientes.
O novobanco quer ser o melhor Banco para clientes em Portugal, transitar para um modelo operacional de elevada eficiência, personalizado, proporcionando a melhor experiência omnicanal a cada cliente, e desenvolver novos modelos de negócio.
O banco está dedicado a concretizar integralmente as necessidades e expectativas dos seus clientes e apoiar o crescimento económico português, explorando parcerias e soluções inovadoras e sustentáveis, contribuindo para o nosso ecossistema de forma produtiva e socialmente responsável.
Oferta – Value Analyst – Lisboa
Irá apoiar a execução de estruturas de realização de valor e governança dentro do portfólio de transformação do banco. Como parte da equipa do Value Management Office do Novobanco, esta função ajuda a acompanhar o desempenho das iniciativas, a garantir o alinhamento com os objectivos estratégicos e a contribuir para a melhoria dos processos de governação e gestão da carteira. O sucesso nesta função requer fortes capacidades analíticas, atenção aos detalhes e a capacidade de colaborar entre equipas para apoiar a tomada de decisões e a supervisão da carteira.
Funções
- Ajudar a acompanhar e a avaliar o desempenho da realização de valor das iniciativas de transformação;
- Recolher e analisar dados para apoiar casos de negócios, acompanhamento de benefícios e relatórios de desempenho;
- Apoiar o desenvolvimento de relatórios e painéis de controlo para proporcionar transparência nos resultados das iniciativas;
- Ajudar na preparação de materiais para fóruns de governação, incluindo o comité do Value Management Group (VMG);
- Assegurar a documentação exacta e atempada das decisões de governação e das actualizações da carteira;
- Manter registos de governação e contribuir para a normalização dos processos;
- Apoiar avaliações de processos para identificar ineficiências na governação da carteira e no acompanhamento do valor;
- Ajudar a implementar as melhores práticas de governação e de elaboração de relatórios para melhorar a eficiência e a tomada de decisões;
- Contribuir para a automatização dos processos e para a melhoria das ferramentas, quando aplicável;
- Trabalhar em estreita colaboração com as equipas de transformação, finanças e unidades empresariais para recolher dados relevantes;
- Apoiar os esforços de comunicação, preparando apresentações e relatórios claros e estruturados;
- Ajudar a promover uma cultura de tomada de decisões orientada por valores em todas as equipas.
Perfil
- Licenciatura em Gestão, Finanças, Tecnologia da Informação ou numa área relacionada. Um mestrado é uma vantagem;
- 1-3 anos numa função analítica ou de elaboração de relatórios, de preferência em gestão de carteiras, finanças, consultoria ou funções relacionadas com a transformação;
- Fortes competências analíticas e de interpretação de dados;
- Proficiência em Excel, PowerPoint e ferramentas de visualização (por exemplo, Power BI);
- Experiência com gestão de backlogs e formas ágeis de trabalho;
- Familiaridade com a gestão de portefólio e processos de gestão de projectos é uma vantagem;
- Forte atenção aos pormenores e capacidade de resolução de problemas estruturada;
- Capacidade efectiva de comunicação escrita e verbal;
- Capacidade de colaborar com equipas multifuncionais e de se adaptar a ambientes dinâmicos;
- Certificações básicas em gestão de projectos (por exemplo, CAPM, PRINCE2 Foundation) ou melhoria de processos (por exemplo, Lean Six Sigma Yellow Belt) são uma vantagem.