Porto recebe iniciativas de combate ao desemprego

Em Novembro, o Porto é palco de diversas iniciativas e feiras de emprego. A FEUP Career Fair, o IGetaJob@Lionesa, a Feira do Empreendedor e a Woman Inov visam promover o contacto entre estudantes e profissionais e empresas nacionais e internacionais.

Viviana Cardoso, membro da organização IGetaJob@Lionesa, que está a percorrer as instituições de ensino superior, explica, numa resposta escrita enviada ao P24, que este é “um projecto que pretende contribuir para minimizar o impacto do desemprego no Grande Porto, oferecendo oportunidades de estágios profissionais e emprego a desempregados”.

A iniciativa começou por, em 2012, proporcionar estágios profissionais a licenciados mais jovens. Na sua segunda edição, o IGetaJob@Lionesa faz uma aposta mais abrangente: “ao abrigo de diferentes programas de apoio ao emprego dinamizados pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional [IEFP], tais como jovens à procura do primeiro emprego, adultos em idade activa e profissionais portadores de deficiência e incapacidade através das várias modalidades de estímulo ao emprego”.

“Contabilidade, marketing e relações públicas, engenharia, gestão, recursos humanos e secretariado são algumas das áreas disponíveis”, enumera Viviana Cardoso, acrescentando que este é um projecto que se desenvolverá em 3 fases. Depois da “apresentação do projecto em instituições de Ensino Superior seleccionadas, escolas técnico-profissionais e no IEFP”, os candidatos seleccionados serão chamados no dia 11 de Novembro ao Centro Empresarial Lionesa. Para o dia 28 está agendado o encontro com as empresas.

Aos candidatos, Viviana Cardoso deixa a dica: neste projecto procuram-se, “sobretudo, pessoas criativas, conscientes da necessidade de inovar em tudo o que fazem e com espírito empreendedor”.

Engenharia e Saúde

Nos dias 19 e 20 de Novembro, a FEUP Career Fair, integrada no programa FEUP Career Path, promoverá o contacto entre estudantes e alumni da Faculdade de Engenharia e empresas nacionais e internacionais. Neste evento, a decorrer na FEUP, para além de visitar os stands com empresas nacionais e internacionais, os interessados poderão participar em conversas com as empresas e em workshops, tirar dúvidas e procurar informação no stand de aconselhamento. Aos candidatos previamente seleccionados pelas empresas serão ainda conduzidas entrevistas no local. As inscrições, para estudantes e ‘alumni’, estão abertas até dia 15 de Novembro.

Entre 21 e 23 de Novembro, a Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE), com o apoio do IEFP, organiza a 16.ª edição da Feira do Empreendedor, no Centro de Congressos da Alfândega do Porto, subordinada ao tema “dream BIG”.

Com a Loja do Empreendedor disponível ao longo dos 3 dias (é necessário fazer marcaçãoonline), o leque de iniciativas presentes na Feira do Empreendedor incluirá fóruns, workshopstemáticos, conferências práticas e exposições.

No dia 21 de Novembro, a apresentação Women Inov dará a palavra a jovens mulheres empreendedoras, que se disponibilizam a partilhar experiências sobre o papel que desempenham na promoção de projectos inovadores.

Nessa mesma noite, na Sede Nacional da ANJE, decorrerá o Jantar de Networking (30 euros para associados ANJE, 50 para não associados), que possibilitará a troca de contactos entre os participantes. Após o jantar, os participantes receberão uma “Agenda Empresarial Electrónica” por email com os contactos dos restantes empresários presentes.

As iniciativas da Feira do Empreendedor têm vagas limitadas e as inscrições podem ser feitas online. A Gala de Entrega do Prémio Jovem Empreendedor, o Jogo de Empreendedorismo “Fresh Biz” e o Encontro Nacional de Agentes de Empreendedorismo são limitados a convidados ANJE.

Para profissionais da área da saúde, a MedPharm Careers organiza 4 feiras de emprego pelo país. No dia 16 de Novembro, esta iniciativa vai passar pelo Hotel Premium Porto, entre as 11h e as 18h.  Care Force, MediCarrera, ID Medical, Dignus Medical, pvmed Personalvermittlung, e EUnursing são algumas das empresas que vão marcar presença neste evento, com expositores e seminários. A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição.

Fonte: Porto24

Veja mais ofertas de emprego e estágios na página Oportunidades

Ofertas perto de si

Sobre Equipa E2

Veja também

Governo

Governo abre concurso com 140 milhões de euros para ações de formação destinadas a pessoas com ou sem emprego

Está aberto até ao final de agosto um concurso para ações de formação destinadas a ...

error: