Presidente angolano anuncia fim da parceria com Portugal

O Presidente angolano, José Eduardo dos Santos, anunciou hoje em Luanda o fim da parceria estratégica com Portugal, durante o discurso sobre o estado da Nação, na Assembleia Nacional de Angola.

“Só com Portugal, as coisas não estão bem. Têm surgido incompreensões ao nível da cúpula e o clima político actual, reinante nessa relação, não aconselha à construção da parceria estratégica antes anunciada”, disse José Eduardo Santos.

Portugal e Angola têm previsto realizar, em Luanda, em Fevereiro do próximo ano, a primeira cimeira bilateral, cuja realização foi anunciada em Fevereiro passado pelo então ministro dos Negócios Estrangeiros português, Paulo Portas.

O fim da parceria estratégica entre os dois países surge dias depois de o Jornal de Angola, órgão oficial do partido MPLA, liderado por José Eduardo dos Santos, ter publicado vários editoriais que se referiam a Portugal como um “país muito pobre” com “elites corruptas e ignorantes”.

Já antes, as relações entre os dois países ‘azedaram’, depois de o ministro dos Negócios Estrangeiros, Rui Machete, ter pedido desculpas à ex-colónia portuguesa, numa entrevista à Rádio Nacional de Angola, pelas investigações em curso na Procuradoria-Geral da República a altas figuras do governo angolano e de esse pedido ter sido mal interpretado em Portugal.

Fonte: Noticias ao Minuto

Veja mais ofertas de emprego e estágios na página Oportunidades

Ofertas perto de si

Sobre Equipa E2

Veja também

Governo

Governo abre concurso com 140 milhões de euros para ações de formação destinadas a pessoas com ou sem emprego

Está aberto até ao final de agosto um concurso para ações de formação destinadas a ...

error: