PT inaugura esta segunda-feira centro de dados da Covilhã com previsão de criação de 1400 postos de trabalho

datacenter covilhãA Portugal Telecom (PT) inaugura na segunda-feira, na Covilhã, o novo Centro de Dados da empresa, “um dos maiores do mundo” e que implica um investimento de 90 milhões de euros nas duas primeiras fases.
De acordo com a estimativa da PT, quando estiver concluída, a nova estrutura criará 1.400 postos de trabalhos: 400 diretos e mil indiretos.

Cem desses trabalhadores já estão vinculados ao Data Center da Covilhã: 70 são quadros que já estavam na empresa e que estão a transferir-se para a cidade e 30 são técnicos contratados na região.
A cerimónia de inauguração está marcada para as 11:00 e destina-se a um grupo muito restrito de convidados.
A PT também levará a cabo, ao longo da semana, um conjunto de sessões que pretendem dar a conhecer o Data Center da Covilhã a parceiros, clientes e população.

No sábado, dia 28, entre as 09:30 e as 13:30, serão realizadas visitas guiadas para o público em geral. Na cidade já foram distribuídos convites que desafiam a população a conhecer por dentro o edifício em formato de cubo que, ao longo do último ano e meio, foi “crescendo” à entrada da cidade.
A este, juntar-se-ão mais três, a construir por diferentes fases, e ainda um Centro de Supervisão e Gestão de Redes e Serviços de grande dimensão.

O presidente executivo da PT, Zeinal Bava, garantiu, em julho, que o projeto será levado até ao fim.
Com 75.500 metros quadrados (mais de 17 Meo Arenas e mais de 340 campos de ténis), o Data Center terá, nessa altura, capacidade de instalação de 50.000 servidores com 30 Pbytes, o correspondente a 75 milhões de filmes em alta definição, mais 14 mil milhões de fotografias e três mil milhões de músicas.
O primeiro bloco, que já está concluído e será inaugurado na segunda-feira, terá 12.500 servidores e uma eficiência de uso de energia de 1,25. A capacidade de armazenamento será comercializada internacionalmente e irá reforçar os índices nacionais de exportação neste setor.

Na cerimónia de lançamento da primeira pedra (21 de outubro de 2011), na qual esteve presente o primeiro-ministro Pedro Passos Coelho, Zeinal Bava descreveu o novo Data Center como uma “caixa-forte”.

O projeto arquitetónico é da autoria do arquiteto Carrilho da Graça e contempla a utilização de sistemas de refrigeração ambientalmente responsáveis, o aproveitamento de energia solar e um parque eólico com 28 torres.
No total, estima-se uma poupança de 144 mil toneladas de CO2 e de 40% de energia solar, que contribuirão para que esta infraestrutura se afirme como “uma referência mundial em eficiência energética”, refere a PT.

No âmbito da construção do Data Center também já foram estabelecidas várias parcerias com entidades locais, das quais se destaca Universidade da Beira Interior, que em conjunto com a Syone (empresa tecnológica dedicada a projetos de otimização de sistemas e negócios) e a PT, criou uma pós-graduação que pretende colmatar as necessidades de formação especializada existentes na área.

Fonte: DN

Veja mais ofertas de emprego e estágios na página Oportunidades

Ofertas perto de si

Sobre Equipa E2

Veja também

Governo

Governo abre concurso com 140 milhões de euros para ações de formação destinadas a pessoas com ou sem emprego

Está aberto até ao final de agosto um concurso para ações de formação destinadas a ...

error: