Nestlé

Recursos Humanos da Nestlé apostam na integração da diversidade como vantagem competitiva

A diversidade e a inclusão há muito que fazem parte da cultura e dos valores da Nestlé, que os considera fatores de sucesso e competitividade. A Nestlé em Portugal, que conta com 2.446 colaboradores, é uma empresa inclusiva e promotora da igualdade de oportunidades entre homens e mulheres. O universo de colaboradores é constituído por 51% mulheres e 49% de homens, praticando uma política de não discriminação salarial, não tendo assim nenhum gender pay gap.

A Companhia conta, atualmente, com uma população bastante diversa, integrando 43 nacionalidades, representativas de quatro continentes, constituindo assim um expoente da partilha das mais variadas culturas, religiões e etnias.

Para assinalar o Dia Mundial da Diversidade Cultural e para o Diálogo e o Desenvolvimento a Nestlé reforça o compromisso assumido no Plano de Aceleração do Equilíbrio de Género, que está já em plena execução e com resultados concretos. Este plano tem sido disseminado em todas as áreas da companhia, reconhecendo o talento e a competência, promovendo de forma aberta todas as oportunidades. Exemplo desta prática são as posições de liderança da Companhia em Portugal, que neste momento concretizam a perfeita paridade de género, 50% de mulheres e homens. Para além disto, já anunciado e com efeitos a partir de 1 de julho, Anna Lenz, vai assumir a direção-geral da companhia, sendo a primeira mulher a assumir este cargo na Nestlé Portugal.

“A integração da diversidade é fundamental para a Nestlé, que, vê esta prática como uma mais-valia estratégica. Aceitar e integrar quaisquer diferenças forma uma organização mais preparada, atenta à realidade e com capacidade de antecipar os desafios futuros. Ao integrar as diversas sensibilidades, culturas, outras formas de pensar, conhecimento e experiência das nossas Pessoas, estamos a alimentar a nossa inovação e criatividade. Como uma empresa global e multicultural é importante entendermos bem as diferentes dimensões da cultura e como nos adaptarmos a elas para melhor trabalharmos juntos como equipa, trazendo estas diferenças um enorme valor acrescentado para os negócios. Como eu costumo dizer: diversidade é ser convidado para a festa; integração é ser convidado para dançar. E a Nestlé há algum tempo que já evoluiu de diversidade para a verdadeira integração.”, afirma Maria do Rosário Vilhena, Head of Human Resources Iberia.

Numa altura em que se assinala o Mês Europeu da Diversidade na UE, este ano sob o tema “Construir pontes”, a Nestlé já está a desenvolver várias iniciativas de promoção de igualdade de género e diversidade cultural abertas a todos os colaboradores, como por exemplo, um Webinar subordinado ao tema “Como conciliar a parentalidade com a carreira profissional”; uma Semana Cultural Gastronómica, em parceria com a Eurest, em que cada dia da semana será confecionado um prato de um país distinto; entre outras. Todas elas com o objetivo de criar pontes entre os diversos aspetos da diversidade, reforçando a aposta da companhia na promoção de um dos seus Princípios Corporativos que reconhece a importância da diversidade e inclusão como impulsionador da criatividade e da inovação, transformando-os em verdadeira vantagem competitiva.

Destacar que a Nestlé acabou de assinar a renovação do seu compromisso com o Fórum iGen – Fórum de Organizações para a Igualdade, do qual é membro-fundador – e é também membro associado da APPDI – Associação Portuguesa para a Diversidade e Inclusão, entidade responsável pela implementação da Carta Portuguesa para a Diversidade.

A Nestlé conquistou o Selo da Diversidade 2021, atribuído pela Associação Portuguesa para a Diversidade e Inclusão (APPDI), em conjunto com o Alto Comissariado para as Migrações, em tês categorias: Cultura organizacional, Desenvolvimento profissional e progressão na carreira, e Condições de trabalho e acessibilidades. Pelo quarto ano consecutivo, a Companhia foi ainda incluída no Bloomberg Gender-Equality Index 2022, o índice de referência global que avalia a igualdade de género nas empresas de capital aberto, a nível mundial, com uma pontuação global de 78%.

Empregos e estágios perto de si

Veja também

TJA

TJA está a recrutar para o Departamento de Faturação

A TJA, Transportes J. Amaral, S.A., é uma empresa portuguesa, fundada em 1947 com uma …