Este site utiliza cookies. Ao navegar está a consentir a sua utilização. Fechar
Samsung Prémios Arte Digital

Samsung lança a Primeira Edição dos Prémios de Arte Digital em Portugal e Espanha

A Samsung Electronics Co., Ltd. lançou a Primeira Edição dos Prémios de Arte Digital, um concurso que desafia artistas portugueses e espanhóis a participarem gratuitamente com os seus melhores trabalhos de arte digital, o que constitui uma oportunidade única para partilharem o seu talento e continuarem a trabalhar no crescimento enquanto artista. As candidaturas devem ser submetidas até à meia-noite do dia 15 de outubro.

Os interessados devem apresentar uma única obra digital original num dos três formatos estabelecidos, nomeadamente imagem, vector ou vídeo, acompanhada de um dossier informativo. O trabalho só pode ser submetido numa das quatro categorias: 1) Curtas-metragens audiovisuais (um género em que podem participar curtas-metragens de ficção, animação, publicidade ou documentários), 2) Net Art (obras artísticas com componentes interativos), 3) fotografia digital (fotos tiradas com dispositivos digitais tais como câmaras fotográficas ou telemóveis) e, por último 4) Arte Plástica Digital (que exigirá a utilização do elemento digital como canal expressivo).

Com esta iniciativa, a Samsung confirma mais uma vez o seu empenho e reconhecimento da arte e da cultura através da tecnologia e da inovação. “É uma grande satisfação continuar a lançar iniciativas que reconhecem a arte. Desta vez, uma arte especial e inovadora do século XXI que é a arte digital. Vamos continuar por este caminho para que a arte ibérica tenha cada vez mais visibilidade na nossa sociedade e no mundo, porque a arte é uma forma de expressão que deve ser partilhada e que merece ser valorizada”, diz Javier Martínez, Director de Marketing de Consumer Electronics da Samsung Electronics Iberia.

A multinacional desafia artistas portugueses e espanhóis a participar através da partilha dos seus melhores trabalhos em formato de curta-metragem audiovisual, Net Art, fotografia digital ou arte plástica digital.

O prazo de participação é até 15 de outubro e o vencedor será elegível para um curso de formação especializada na Escola Superior de Desenho (ESDI) em Barcelona.

Nesta linha, a Samsung já deu os seus primeiros passos, desenvolvendo a primeira plataforma NFT para Smart TVs em parceria com Nifty Gateway e permitindo aos utilizadores das suas linhas de TV premium de 2022, tais como QLED e Neo QLED TV, navegar, pré-visualizar, comprar e exibir a arte digital NFT. Os utilizadores poderão aceder a mais de 6.000 obras de arte de artistas emergentes e líderes como Beeple, Daniel Arsham, Pak, entre outros, através do Modo Ambiente [1] das televisões, que melhora a estética da casa e evita ter um ecrã preto na sala de estar.

Nesta primeira edição, os vencedores serão elegíveis para diferentes prémios. O vencedor do primeiro prémio terá a oportunidade de receber formação especializada na Escola Superior de Desenho (ESDI), quer através do Mestrado em Curadoria de Arte Digital, que conduzirá a um diploma oficial da Universidade Ramón Llull, quer através de um primeiro ano académico do Ciclo Superior de Formação em Animação 3D, Jogos e Ambientes Interactivos. Dois segundos prémios serão atribuídos com um Tablet Samsung de última geração e o terceiro prémio será uma oportunidade de fazer um curso na Domestika no valor de mais de 100 euros.

Os vencedores serão escolhidos por um júri, composto por quatro especialistas de renome no mundo da arte com um historial notável:

Javier Mariscal, um dos artistas multidisciplinares mais reconhecidos a nível nacional e internacional que tem entre um dos seus principais trabalhos a criação da mascote dos Jogos Olímpicos de Barcelona;

Javier Arrés, pioneiro da arte criptográfica em Espanha, destaca-se pelo seu estilo impactante e ornamentado que lhe valeu, em 2020, o 22º lugar a nível mundial em vendas;

Juan Esteban, diretor de linguagens artísticas e sócio fundador da Kriptie’s.  Pintor de formação, mas desde cedo ligado à produção digital. Enquanto cofundador e especialista em linguagens artísticas da Kriptie’s, defende a aplicação de critérios artísticos no processo de curadoria de obras digitais, para além dos puramente tecnológicos.

Fernando Carmona, designer de arte multidisciplinar. É um reconhecido gestor cultural e designer, tendo estado durante a última década ligado a importantes museus, curadoria e especialização de obras. Em 2021, tornou-se sócio cofundador e Art Management da Kriptie’s.

Mais informação sobre os requisitos de participação e os formatos dos projetos [AQUI]

Empregos e estágios perto de si

Veja também

abono de família

Abono de família: Governo reforça valores a receber e altera os escalões de acesso

O Conselho de Ministros aprovou o decreto-lei que reforça o abono de família e altera …