Câmara Municipal de Sintra

Câmara Municipal de Sintra abriu concurso para reserva de recrutamento na área de Intervenção Social

A Câmara Municipal de Sintra é o órgão executivo do município e tem por missão definir e executar políticas que promovam o desenvolvimento do Concelho em diferentes áreas.

À Câmara Municipal de Sintra, órgão executivo do Município, compete gerir a atividade do município e elaborar/ submeter à aprovação do órgão deliberativo (Assembleia Municipal) dois documentos fundamentais a uma gestão municipal que se quer eficaz, eficiente e transparente, designadamente, as Opções do Plano e a proposta do Orçamento.

AS GOP – Grandes Opções do Plano são compostas por 2 documentos: o PPI – Plano Plurianual de Investimento, que descreve numa perspetiva de 4 anos quais os projetos e ações que implicam investimento e o Plano Anual de Atividades que é um documento de suporte do primeiro, que explica com mais detalhe o que o PPI prevê para o primeiro ano.

Em 1992, a UNESCO alargou as categorias do Património Mundial e acrescentou a de Paisagem Cultural.

Sintra foi classificada Património Mundial, no âmbito da categoria “Paisagem Cultural”, no dia 6 de Dezembro de 1995, durante a 19ª Sessão do Comité do Património Mundial da UNESCO realizada em Berlim.

Em Portugal não há nenhum lugar parecido com Sintra. Na Europa, mesmo em todo o Mundo, torna-se difícil encontrar um paralelo exacto, pela sua complexidade e, também, pelo característico sincretismo aqui verificado entre Património Natural e Património Construído.

Além da paisagem natural que, até longe, o envolve, situa-se no centro de um parque único no seu género, constituído por milhares de árvores reunidas nas quatro partes do mundo. Fenómeno esse que, de algum modo, se revela também no Parque de Monserrate.

Oferta – OE202505/0796 | Técnico Superior – Sintra, Lisboa

procedimento concursal comum, tendente à constituição de reserva de recrutamento, para satisfação de necessidades futuras de ocupação de postos de trabalho, na modalidade de contrato de trabalho em funções públicas por tempo indeterminado nos seguintes termos: Ref.ª 12/2025 – Constituição de reserva de recrutamento; Carreira – Técnico Superior; Categoria – Técnico Superior; Área de Atividade – Técnico de Intervenção Social.

Caracterização do Posto de Trabalho

Assegurar o prosseguimento das atribuições cometidas às Divisões de Ação Social e de Habitação e Serviços Comunitários, nomeadamente, Atendimento e Acompanhamento Social, Apoios Sociais e Gestão Social e Comunitária.

Principais atividades

  • Assegurar o Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social e o atendimento social aos indivíduos e/ou às famílias em situação de vulnerabilidade social;
  • Avaliar candidaturas e emitir pareceres técnicos no âmbito dos vários programas/projetos de apoio social e acompanhamento de protocolos;
  • Promover a dinamização de projetos e acompanhamento das Associações de Idosos e da Infância do concelho;
  • Efetuar o acompanhamento das respostas e integrações de pessoas em Situação de Sem Abrigo;
  • Selecionar os agregados beneficiários de resposta habitacional, de acordo com a lei e regulamento aplicável e respeitando o princípio da igualdade de oportunidades, procedendo ao seu acompanhamento, no processo de integração na nova habitação e comunidade local;
  • Desenvolver projetos de intervenção social dirigidos aos arrendatários, em articulação com outros serviços municipais e/ou com as entidades parceiras locais, realizando ações de sensibilização para o cumprimento das obrigações contratuais, para o bom uso das habitações e partes comuns, valorizando projetos de envolvimento comunitário e de participação social;
  • Elaborar propostas, no âmbito da gestão contratual, de transmissão de titularidade, transferência de habitação, modificação do agregado, para inclusão ou exclusão de elementos no agregado familiar, revisão de renda e de resolução contratual;
  • Monitorizar a utilização dada pelos moradores às habitações camarárias, prevenindo e impedindo ocupações ilícitas no Parque Habitacional Municipal.

Competências

  • Competências transversais: Orientação para os Resultados; Orientação para o Serviço Público; Orientação para a Mudança e Inovação; Orientação para a Colaboração;
  • Competências especificas da carreira: Gestão de Conhecimento;
  • Competências específicas do posto de trabalho: Análise Crítica e Resolução de Problemas; Inteligência Emocional; Iniciativa; Orientação para a Inclusão.

Habilitação Literária

  • Licenciatura em Serviço Social; Política Social, Educação Social, Psicologia, Psicopedagogia.

Observações: Podem candidatar-se trabalhadores com ou sem vínculo de emprego público.

Oferta BEP [AQUI]

Mais informações e candidaturas [AQUI]

Nota: O E2 Emprego e Estágios não tem qualquer afiliação com as empresas/entidades a que se referem as ofertas. As imagens/logótipos presentes nas ofertas são propriedade das mesmas.

Sobre Equipa E2

e2
A Equipa E2 é formada pelo João e Ana, profissionais com Mestrado em Gestão de Recursos Humanos e mais de 15 anos de experiência prática nas áreas de Recrutamento e Seleção. Com um profundo conhecimento do mercado de trabalho em Portugal, fundaram em 2013 o portal E2 Emprego e Estágios, hoje reconhecido como uma das principais plataformas nacionais de divulgação de ofertas de emprego e estágio em múltiplos setores.